O QUE É O FAMOSO KEVLAR? |
Este artigo explica algumas das informações técnicas sobre os pavios.
|
KEVLAR é uma marca comercial registrada pela Dupont. Introduzido pela DuPont na década de 1970, foi a primeira fibra orgânica com suficiente resistência à tração e módulo para ser usado em compósitos avançados. A composição química do KEVLAR ® é poli para-fenilenotereftalamida, mais conhecida como para-aramida. As fibras de aramida são fibras artificiais de alto desempenho, com moléculas caracterizadas por cadeias poliméricas relativamente rígidas. Essas moléculas estão ligadas por fortes ligações de hidrogênio que transferem o estresse mecânico de forma muito eficiente, possibilitando o uso de cadeias de peso molecular relativamente baixo. O termo “aramida” é a abreviação de “poliamida aromática”. As poliamidas aromáticas foram aplicadas comercialmente pela primeira vez como fibras de meta-aramida no início da década de 1960, com as fibras de para-aramida sendo desenvolvidas nas décadas de 1960 e 1970. As fibras de aramida compartilham algumas características gerais que as distinguem de outras fibras sintéticas: Força elevada
O anel de aramida dá a estabilidade térmica de KEVLAR ®, e a estrutura para dar a força e o módulo elevados. KEVLAR ® é forte o suficiente para parar balas e facas - muitas vezes descrito como sendo "cinco vezes mais forte do que o aço em uma base de igual peso". É excelente para suportar altas temperaturas e se decompõe apenas a cerca de 450 ° C ou 850 ° F. O KEVLAR ® usado em nosso equipamento de fogo é misturado com fibra de vidro. Isso lhe dá força extra e ajuda com a absorção de combustível fogo.
O que chamamos de "Kevlar" é comumente conhecido como corda ou fita de aramida trançada . Sua composição é uma mistura de Kevlar (marca registrada de Dupont), fibra de vidro e pequenas quantidades de vários outros materiais resistentes ao calor e/ou à abrasão. Fabricantes especializados tecem essas fibras em fita e corda, e são tipicamente usados para juntas e gaxetas de alta temperatura (portas de forno), isolamento de tubulações em situações de alta abrasão, blindagens balísticas e armaduras pessoais e para fabricar peças técnicas de plástico reforçado em resina. As cordas trançadas de aramida e fitas planas são feitas de um fio composto principalmente de uma bainha Kevlar e um núcleo, principalmente de fibra de vidro. (1) O produto resultante pode suportar desgaste e abrasão , bem como altas temperaturas que as chamas de gás branco podem criar (ao redor de 1200 ° C). O ponto de desintegração de alta temperatura do Kevlar está entre 800-900 ° F, o que significa que ele não pode ser usado em seu estado puro, ou o pavio se degrada com relativa rapidez. No entanto, Kevlar é extremamente resistente à abrasão e, portanto, serve bem como uma camada de proteção exterior. A fibra de vidro tem uma resistência muito menor à abrasão, mas tem um ponto de fusão acima de 1200 ° C. É a fibra de vidro que dá a estes materiais a capacidade de suportar os ciclos de calor repetidos que nós colocamos. Ao serem usados como pavios e mechas de equipamentos de fogo , a exposição repetida a temperaturas elevadas sustentadas e impactos de superfície periódicos resultam nos fios de Kevlar se desintegram, deixando apenas o núcleo de fibra de vidro. Isso pode ser observado em mechas velhas, quando o Kevlar amarelo queimou deixando apenas as fibras de fibra de vidro de cor branca. Você também pode notar que, uma vez que os fios de Kevlar resistentes à abrasão são removidos, seus pavios começam a se degradar mais rapidamente ao bater no chão. pois a fibra de vidro não resiste.
|
(1) Cada fabricante de fitas de Kevlar usa uma combinação própria de materiais, o que resulta em diferenças entre as propriedades das fitas e cordas produzidas.
Para garantir uma vida útil longa para seus pavios, consulte nosso artigo "Manutenção de seu equipamento".
Artigo adaptado das normas NAFAA sobre segurança http://www.nafaa.org/NAFAASafety.pdf
Para obter mais informações sobre o KEVLAR ®, visite o site da DuPont http://www2.dupont.com/Kevlar/en_US/index.html
|