LEIA - kevlar (pavíos)
        Kevlar,aramida,Para-Aramid,Twaron,Technora
        

O QUE É O FAMOSO KEVLAR?

 

Este artigo explica algumas das informações técnicas sobre os pavios.

 

KEVLAR é uma marca comercial registrada pela Dupont.

Introduzido pela DuPont na década de 1970, foi a primeira fibra orgânica com suficiente resistência à tração e módulo para ser usado em compósitos avançados. A composição química do KEVLAR ® é poli para-fenilenotereftalamida, mais conhecida como para-aramida.

As fibras de aramida são fibras artificiais de alto desempenho, com moléculas caracterizadas por cadeias poliméricas relativamente rígidas. Essas moléculas estão ligadas por fortes ligações de hidrogênio que transferem o estresse mecânico de forma muito eficiente, possibilitando o uso de cadeias de peso molecular relativamente baixo.

O termo “aramida” é a abreviação de “poliamida aromática”. As poliamidas aromáticas foram aplicadas comercialmente pela primeira vez como fibras de meta-aramida no início da década de 1960, com as fibras de para-aramida sendo desenvolvidas nas décadas de 1960 e 1970.

As fibras de aramida compartilham algumas características gerais que as distinguem de outras fibras sintéticas:

Força elevada
Boa resistência à abrasão
Boa resistência a solventes orgânicos
Não condutor
Sem ponto de fusão
Baixa inflamabilidade
Boa integridade do tecido em temperaturas elevadas
Essas características únicas derivam da combinação de moléculas poliméricas rígidas com uma forte orientação cristalina, bem como uma interação próxima entre as cadeias poliméricas devido às ligações de hidrogênio.

 

O anel de aramida dá a estabilidade térmica de KEVLAR ®, e a estrutura para dar  a força e o módulo elevados.

KEVLAR ® é forte o suficiente para parar balas e facas - muitas vezes descrito como sendo "cinco vezes mais forte do que o aço em uma base de igual peso".

É excelente para suportar altas temperaturas e se decompõe apenas a cerca de 450 ° C ou 850 ° F.

O KEVLAR ® usado em nosso equipamento de fogo é misturado com fibra de vidro. Isso lhe dá força extra e ajuda com a absorção de combustível fogo.

 

O que  chamamos de "Kevlar" é comumente conhecido como corda ou  fita de aramida trançada .

Sua composição é uma mistura de Kevlar (marca registrada de Dupont), fibra de vidro e pequenas quantidades de vários outros materiais resistentes ao calor e/ou à abrasão.

Fabricantes especializados  tecem essas fibras em fita e  corda, e são tipicamente usados para juntas e gaxetas de alta temperatura (portas de forno), isolamento de tubulações em situações de alta abrasão, blindagens balísticas e armaduras pessoais e para fabricar peças técnicas de plástico reforçado em resina.

As cordas trançadas de aramida e fitas planas são feitas de um fio composto principalmente de uma bainha Kevlar e um núcleo,  principalmente de fibra de vidro. (1)

O produto resultante pode suportar desgaste e abrasão , bem como altas temperaturas que  as chamas de gás branco podem criar (ao redor de 1200 ° C).

O ponto de desintegração de alta temperatura do Kevlar está entre 800-900 ° F, o que significa que ele não pode ser usado em seu estado puro, ou o pavio  se degrada com relativa rapidez. No entanto, Kevlar é extremamente resistente à abrasão e, portanto, serve bem como uma camada de proteção exterior.

A fibra de vidro tem uma resistência muito menor à abrasão, mas tem um ponto de fusão acima de 1200 ° C.

É a fibra de vidro que dá a estes materiais a capacidade de suportar os ciclos de calor repetidos que nós colocamos.

Ao serem  usados como pavios e mechas de equipamentos de fogo , a exposição repetida a temperaturas elevadas sustentadas e impactos de superfície periódicos resultam nos fios de Kevlar se desintegram, deixando apenas o núcleo de fibra de vidro.

Isso pode ser observado em mechas velhas, quando o Kevlar amarelo queimou deixando apenas as fibras de fibra de vidro de cor branca.

Você também pode notar que, uma vez que os fios de Kevlar resistentes à abrasão são removidos, seus pavios começam a se degradar mais rapidamente ao bater no chão. pois a fibra de vidro não resiste.

 

(1) Cada fabricante de fitas de Kevlar usa uma combinação própria de materiais, o que resulta em diferenças entre as propriedades das fitas e cordas produzidas.

Para garantir uma vida útil longa para seus pavios, consulte nosso artigo "Manutenção de seu equipamento".

 

Artigo adaptado das normas NAFAA sobre segurança 

http://www.nafaa.org/NAFAASafety.pdf 

 

 

Para obter mais informações sobre o KEVLAR ®, visite o site da DuPont

http://www2.dupont.com/Kevlar/en_US/index.html