Fogo e pirofagia

 

HEADER

 

MATERIAL DE FOGO


INSTRUCÕES E DICAS PARA O USO E MANUSEIO 

ADVERTÊNCIA.


O fogo queima. 
Essa história de que "este fogo não queima" é mentira. 


Todo fogo queima e é perigoso. Pratique com seu equipamento sem acender até manejá-lo bem, depois perceberá que a sensação é diferente, não é a mesma coisa. 

 

Não tenha medo do fogo, respeite-o. 
 
 

 

AVISO:
As informações desta página são o resultado de muita experiência e sugestões de amigos performistas. Estamos sempre pesquisando e experimentando para poder indicar as técnicas da melhor maneira, mas o melhor critério será sempre a própria verificação, experimentação e teste destas técnicas.

 


 
1 - Revisão do equipamento:
 
Antes de você usar o equipamento, revise que todas as porcas e parafusos estejam apertados;
Procure por partes danificadas que possam causar quebra de partes ou machucar;
Ajuste os pavios quando estiverem desgastados , assim você evita chamas indesejadas e fora do padrão.
Use um cobertor ou toalha DE ALGODÃO (NUNCA DE MATERIAL SINTÉTICO) molhados para apagar os pavios , mas cuidado com molhá-los demais e dificultar a absorção do combustível.
TENHA CERTEZA DE QUE O EXTINTOR DE INCÊNDIO É O APROPRIADO (TIPO ABC OU CO2) E QUE ESTÁ COMPLETAMENTE   CARREGADO.
Sempre tenha um kit de primeiros socorros completo e próximo.
É uma boa idéia ter um pequeno kit com alicate e chave de fenda/Phillips em caso de ter que fazer qualquer pequeno reparo.
 
Muito importante: se você não estiver preparado, não acenda.

 

2.-Vestuário e figurino:
O melhor e mais indicado é vestir roupas de material natural, NÃO SINTETICO. Couro oferece mais proteção , mas lã, algodão ou seda são aceitáveis.
Material sintético, como nylon, poliéster ou tafetá, podem lamber e grudar no corpo, provocando graves queimaduras.
Nomex e Kevlar devem ser usados quando há uma exigência especial de proteção. você pode encontrar material de segurança como macacões de corridas de veículos.
Teste as roupas fora do corpo antes de usá-las e use um tratamento anti-chama se necessário.
Muita atenção e lembre sempre que cabelo curto e pele sem pelos custa mais a pegar fogo; ou seja, é melhor estar sem camisa do que usar certas roupas que podem pegar facilmente fogo.
Amarre os cabelos e cubra-os com um lenço, boné ou chapéu. Alguns gels de cabelo são retardantes de chama mas outros são extremamente inflamáveis.
 
3.-Algumas dicas básicas:
Teste qualquer produto antes de mexer com fogo.
  Tenha um ajudante / contraregra
    É difícil se soltar quando uma corrente ou corda de fogo enrola nos seus braços, mais difícil ainda é ver que suas costas estão pegando fogo. Sempre avise o pessoal da segurança (se houver) e deixe-os a postos para qualquer eventualidade.
​    O público ADORA ficar perto e você precisará de alguém para cuidar do seu combustível. Você não deve ter esta preocupação ao apresentar a sua performance ou show. Tanto como você como seu acompanhante deverão estar sóbrios. Você pode festejar a vontade depois de mexer com fogo. 
​Esta é uma norma vital de segurança para você e para seu público.
 
 
 
4.- ​Pessoas ao seu redor:
Se você está jogando com fogo, em poucos minutos terá um público. Tenha certeza de que o combustível estará numa área afastada de outras pessoas jogando e onde ninguém incomodará.
Tenha um lugar onde chacoalhar os pavios para remover o combustível em excesso e assim não molhar nem queimar a audiência ou o lugar.
Assegure-se de que o local é apropriado para a performance com fogo.
A área deverá estar limpa, arrumada e marcada, para separar o público do local de perigo e assim manter você e eles em segurança.
O pessoal da segurança, ou o gerente de palco somente devem liberar a apresentação quando todas estas exigências estiverem cumpridas.
Informe-se sobre as regras de segurança do local e tenha em mãos a aprovação de bombeiros.
Se alguém pede para você apresentar em um local que você acha que não é seguro, NÃO ACENDA O FOGO, tenha sempre em mãos algum material de LUZ  e CONTORNE O PERIGO.
É sua responsabilidade recusar a execução da performance até que a situação seja consertada.
 
 
5.-Combustíveis
 
Transporte de combustível
​       Mantenha o combustível em sua embalagem original até que esteja pronto para ser usado. 
       Não deixe combustível dentro de carros, com o calor pode haver evaporação e perigo de explosão. 
       Evite usar plástico perto de qualquer chama e NUNCA USE VIDRO.
       Não coloque  combustível em garrafa de água. Pode ser facilmente confundido.
Abastecer o equipamento
O ideal é mergulhar os pavios no combustível por 1 hora antes de acender por primeira vez (pavios novos) , isto os deixa preparados para reter o líquido. Depois desta primeira vez de 1 hora, somente 2 minutos são suficientes para absorver o combustível necessário.
Remova o excesso
Depois de molhar, é normal ter excesso de combustível nos pavios. Alguns performistas aprenderam a usar este excesso para alguns efeitos especiais, mas antes de você desenvolver estas técnicas, sempre remova completamente qualquer excesso. como??? chacoalhando com força ou girando a corrente com muita velocidade e força. cuide para que o lugar aonde você fará isto seja apropriado.
Acendendo os pavios - (catch a fire)
Sempre esteja confortável com seu equipamento antes de acender, jogue um pouco com ele apagado antes. 
Assegure-se de estar longe da área de recarga e de que os vasilhames ficaram firmemente fechados.
Revise que não exista combustível em suas roupas / figurino ou em partes do equipamento que não os pavios.
É aconselhável que sempre o fogo seja aceso por um ajudante ou outro artista, mas previna-se e sempre tenha um isqueiro a postos, não passe vergonha.
Comece a acender por baixo do pavio, se houver algum vento será necessário abafar um a chama por alguns segundos até ganhar calor.
Lamparinas são úteis e baratas.
E por último:
Pode deixar o emborrachado que tem por cima do cabo de aço, ele queimará até uns 5 dedos acima do Pavio mas tudo bem, pode deixar o resto, serve como um pequeno amortecimento e proteção para a mão....
O plástico (fita adesiva) que tem sobre o pavio quando novo pode tirar , antes de colocar fogo, ou derreterá e poderá pingar plástico quente em alguém, e dói....
 

Recapitulando.....
    Quando for acender pela primeira vez, tire o plástico, mergulhe em um copo com kerosene ou parafina liquida e deixe por até uma hora, depois tire e, LONGE DAÍ, acenda e deixa no chão quieto até apagar, sem jogar, mas preste atenção para não criar brasa no kevlar, quando isto acontecer, assopre o resto do fogo e apague a brasa com um pano úmido ... é legal fazer isso uma ou duas vezes... assim o kevlar dá uma assentada na primeira camada.
    Quando for jogar, lembre sempre de sacudir bem antes de girar aceso, pois voam pequenas gotas de kerosene, e podem estar acesas... (e no mínimo fede na roupa do publico que estiver assistindo)... 
    NUNCA USE GASOLINA OU ÁLCOOL, é perigoso; são materiais explosivos e com pequenas faíscas ou a alguns metros de uma chama podem acender, explodir e fazer bastante dano.
    Não deixe crianças tentarem... mesmo seus amigos vão querer tentar... sempre ensine a jogar antes com equipamento que não seja de fogo .. só depois de muito treino permita acender...
    VOCÊ TEM O PODER DO FOGO!..

 

 

Pague com
  • PayPal
Selos
  • Site Seguro

juan pablo stager stager - CPF: 801.016.315-53 © Todos os direitos reservados. 2018