Kevlar (pavío)

 

HEADER

O QUE É O FAMOSO KEVLAR?

 

Este artigo explica algumas das informações técnicas sobre os pavios.

 

KEVLAR é uma marca comercial registrada pela Dupont.

Introduzido pela DuPont na década de 1970, oi a primeira fibra orgânica com suficiente resistência à tração e módulo para ser usado em compósitos avançados. A composição química do KEVLAR ® é poli para-fenilenotereftalamida, mais conhecida como para-aramida.

O anel de aramida dá a estabilidade térmica de KEVLAR ®, e a estrutura de para dá  a força e o módulo elevados.

KEVLAR ® é forte o suficiente para parar balas e facas - muitas vezes descrito como sendo "cinco vezes mais forte do que o aço em uma base de igual peso".

É excelente para suportar altas temperaturas e se decompõe apenas a cerca de 450 ° C ou 850 ° F.

O KEVLAR ® usado em nosso equipamento de fogo é misturado com fibra de vidro. Isso lhe dá força extra e ajuda com a absorção de combustível fogo.

 

O que  chamamos de "Kevlar" é comummente conhecido como corda ou  fita de aramida trançada .

Sua composição é uma mistura de Kevlar (marca registrada de Dupont), fibra de vidro e pequenas quantidades de vários outros materiais resistentes ao calor e/ou à abrasão.

Fabricantes especializados  tecem essas fibras em fita e  corda, e são tipicamente usados ​​para juntas e gaxetas de alta temperatura (portas de forno), isolamento de tubulaççés em situações de alta abrasão, blindagens balísticas e armaduras pessoais e para fabricar peças técnicas de plástico reforçado em resina.

As cordas trançadas de aramida e fitas planas são feitas de um fio composto principalmente de uma bainha Kevlar e um núcleo,  principalmente de fibra de vidro. (1)

O produto resultante pode suportar desgaste e abrasão , bem como altas temperaturas que  as chamas de gás branco podem criar (ao redor de 1200 ° C).

O ponto de desintegração de alta temperatura do Kevlar está entre 800-900 ° F, o que significa que ele não pode ser usado em seu estado puro, ou o pavio  se degrada com relativa rapidez. No entanto, Kevlar é extremamente resistente à abrasão e, portanto, serve bem como uma camada de proteção exterior.

A fibra de vidro tem uma resistência muito menor à abrasão, mas tem um ponto de fusão acima de 1200 ° C.

É a fibra de vidro que dá a estes materiais a capacidade de suportar os ciclos de calor repetidos que nós colocamos.

Ao serem  usados como pavios e mechas de equipamentos de fogo , a exposição repetida a temperaturas elevadas sustentadas e impactos de superfície periódicos resultam nos fios de Kevlar se desintegrando, deixando apenas o núcleo de fibra de vidro.

Isso pode ser observado em mechas velhas, quando o Kevlar amarelo queimou deixando apenas as fibras de fibra de vidro de cor branca.

Você também pode notar que, uma vez que os fios de Kevlar resistentes à abrasão são removidos, seus pavios começam a se degradar mais rapidamente ao bater no chão. pois a fibra de vidro não resiste.

(1) Cada fabricante de fitas de Kevlar usa uma combinação própria de materiais, o que resulta em diferenças entre as propriedades das fitas e cordas produzidas.

Para garantir uma vida útil longa para seus pavios, consulte nosso artigo "Manutenção de seu equipamento".

 

Artigo adaptado das normas NAFAA sobre segurança 

http://www.nafaa.org/NAFAASafety.pdf 

Para obter mais informações sobre o KEVLAR ®, visite o site da DuPont http://www2.dupont.com/Kevlar/en_US/index.html

 

 

Pague com
  • PayPal
Selos
  • Site Seguro

juan pablo stager stager - CPF: 801.016.315-53 © Todos os direitos reservados. 2018